fbpx

Our Promotion

×
"Butterfly Ball" 2023 is over. Let's start praising our participants! (01 Feb 2023)

«Бал бабочек» 2023 завершился. Начнем хвалить наших участников!

× Recitais e apresentações

Recitais Soft Mozart Academy Portugal

More
18 Jan 2017 13:58 - 19 Jan 2017 08:57 #25251 by marianaccruz
Queridos pianistas,

Um dos principais elementos de motivação para os alunos Soft Mozart são os recitais.
Assim, neste tópico iremos partilhar alguns dos princípios do Método Hiner (no qual se insere o currículo Soft Mozart) apresentando de seguida uma breve apresentação do que consistem estes recitais.

OS RECITAIS SOFT MOZART
Selecionar peças de piano para os Recitais Soft Mozart, trabalhar nelas e apresentá-las: tudo isto forma a capacidade de uma criança de levar as suas tarefas a um termo. E este processo ajuda a distribuir de uma forma mais realista os níveis de energia e de atenção da criança ao longo do ano.

No Método Hiner, o momento mais importante da aprendizagem é o recital online. Este tem lugar neste fórum através da incorporação de vídeos do YouTube.


OBJETIVO
O objetivo dos recitais é celebrar as conquistas de cada aluno, dando um cunho cerimonial e de conclusão ao projeto. O facto destes recitais funcionarem online prolonga o sentimento de celebração do aluno num tempo mais alargado e mais proveitoso, porque cada participante pode assistir e comentar a execução dos restantes colegas. Podem também partilhar os seus vídeos com os amigos e familiares, criando um efeito duradouro de satisfação e permitindo colher os frutos do seu esforço de uma forma mais sustentada através do tempo.

Um recital tradicional exige da criança muito trabalho durante um longo período de tempo. Contudo, a apresentação é curta e apenas um círculo pequeno de familiares e colegas a presenciam. A sentimento de realização (quando existe) dura muito pouco.

Para além disto, a preparação, apresentação e avaliação de um aluno num recital focam-se tendencialmente nas imperfeições do aluno.

No Método Hiner, o foco está no progresso do aluno comparativamente a apresentações anteriores. O desempenho do aluno não é avaliado tendo como referência um desempenho ideal mas sim o ponto em que o aluno estava um semestre antes.


BUTTERFLY BALL e GRADUATION RECITAL
De forma a ensinar às crianças a serem realistas e equilibradas, e a saberem encontrar um meio-termo em todas as coisas (e não só na música), os nossos recitais têm objetivos contrastantes. O primeiro concerto foca-se na quantidade de peças e o segundo foca-se na qualidade da performance:

“Butterfly Ball”: Este recital ocorre no Inverno. Recebeu o seu nome porque a autora, a pedagoga Hellene Hiner, envia pessoalmente uma borboleta a cada participante por cada música tocada ao piano.

A vontade do aluno de colecionar o máximo de borboletas faz com que se esforce em tocar um número alargado de músicas. Por essa razão, as músicas apresentadas neste recital não são "polidas". O aluno pode tocar com erros e sem memorização, lendo a partitura.

O Graduation Recital tem lugar no fim do ano escolar ou no início do Verão. O objetivo deste concerto é demonstrar as habilidades do aluno em tocar uma música de forma mais artística. Neste caso, o foco já não está na quantidade mas na qualidade da performance.


CELEBRAÇÃO
A fase de celebrar e de receber os certificados e presentes dura normalmente vários meses porque estes são enviados por correio. É igualmente incentivado que os alunos troquem entre si pequenos presentes, incentivando-se mutuamente.

Esta experiência de celebração por parte dos alunos de um projeto concluído, mesmo quando já trabalham num novo projeto, confere-lhes apoio e fortalece a sua motivação na aprendizagem musical.


Está aberto o convite para que todos participem nos recitais Soft Mozart no nosso Fórum de Portugal!
Last edit: 19 Jan 2017 08:57 by marianaccruz.

Please Log in or Create an account to join the conversation.

Time to create page: 0.109 seconds